Palavra do Presidente do Mgieada

Crescendo em tempo de crise

    A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alcântara, comemora os seus 74 (setenta e quatro) anos em um tempo que o mundo, passa por crises em diversas áreas, principalmente na área espiritual, onde muitos irmãos têm sido provados, e saído fortalecidos na fé pelo Senhor Jesus. Todavia, vale apenas ressaltar, que Deus na sua infinita bondade tem nos abençoado de uma forma toda especial, pois os céus não estão em crise.

    Uma igreja que tem o ensino da palavra de Deus, seus membros voltados para a oração, um ministério unido e um grupo de irmãos evangelizando os perdidos, só tem de crescer. E, é isso que tem acontecido em nossa igreja, pessoas aceitando a Cristo, outras chegando para congregar conosco.

    Agradeço muito a Deus, parabenizo o nosso CORAL MONTE DAS OLIVEIRAS pelos 70 anos de belos hinos entoados ao nosso grande DEUS e a todos os irmãos que tem se dedicado a obra do Senhor, sempre fazendo o melhor para glória do Senhor Deus. 1 Co 15.58

História da Assembleia de Deus em Alcântara.

    Nossa igreja nasceu, segundo consta, no ano de 1943, como uma sub-congregação de Porto da Madama, que era uma Sub-sede da Assembleia de Deus em Niterói, e esta pastoreada à época, pelo Pr. João Evangelista e pelo saudoso patriarca Pastor MOISES SOARES DA FONSECA.

    Ela funcionava num pequeno local na linha do trem, atrás do PAM de Alcântara, e ali iniciou os primeiros anos daquela que seria uma referência da Assembleia de Deus em São Gonçalo, que sempre trabalhou em prol do Evangelho, nesta região.

    Com relação à Nova Cidade, na verdade a Subcongregação de Alcântara que fundou o trabalho ali, e o 1º culto no Ponto de pregação foi feito na casa do irmão Raul Ponciano, e que deu origem a Igreja de Nova Cidade.

    O Pr. Lédio conta que seu pai Luiz Rodrigues de Mendonça esposo de Hipólita Maria Quintas, foi o 1º Porteiro da igreja e chegou aqui em 1944.

    Com o desligamento do então Presidente da Região, Pr. João Evangelista, o trabalho parou um pouco, quando reiniciou-se foi já sob a direção do Pb. Álvaro Martins Ferreira e sua esposa Aurora.

    Desde a fundação da pequena Igreja, congregaram ali desde os primórdios, o Miguel Português, que foi seu primeiro dirigente, Irmão Justiniano , Antonio Borges e Joaquim Sodré, a Família do Pb. Álvaro, do Pr. Samuel Couto, a família do saudoso Pastor Custódio Rangel Pires, a família do saudoso Pb. Simonides, a família da saudosa irmã Maria Dutra, do então Diácono Mario Coutinho, da irmã Acely, do Irmão Justiniano, do irmão Arindo, do Irmão José Vitoriano, do Irmão Raul, do Irmão Olegário, do Pb. Julião, que hoje congrega no Coelho, do irmão José Leão, do Pr. Lédio Mendonça, Irmã Almerinda, Irmã Rosa mãe da irmã Eni, entre outros.

O Trabalho se Desenvolve

O 1º Culto ao Ar-livre foi realizado no Bairro do Coelho, que veio a ser a 1ª Congregação, onde morou o saudoso Pr. Jose Adenor da Costa, aceitou a Jesus na ocasião o saudoso irmão Cândido que tocou na Banda da Igreja, pai do Jurandir e Pr. Gênesis;

O 2º Culto ao Ar-livre foi realizado na Rua 46 do J. Catarina onde se converteu neste culto os irmãos Antonio e Lezi, que até pouco tempo estava na congregação da Rua 47 onde foi inaugurada a 2ª Congregação do campo;

O 3º Culto ao Ar-livre foi realizado em Jardim Alcântara, aceitou a Jesus na ocasião a avó do Pb. Mauricio Scotelaro, irmã Almerinda da Conceição Valente, e neste bairro foi inaugurada a 3ª Congregação;

A congregação foi da Rua 39, e a 5ª Lagoa Seca (Hoje Rio Verde).

O Pr. Lédio Mendonça que o foi o membro de nº 8, ao que se tem notícia, realizou aqui em Alcântara, o 1º Culto de Mocidade do Estado do Rio de Janeiro, com a participação da Banda da Assembleia de Deus em Mutuá do Pr. Valdir Araújo, e apoio do Pr. Auxiliar Antonio Pereira, na gestão do Pr. Joel.

O 1º Coral foi inaugurado por Daniel Guimarães, da Casa de Linhas em Alcântara, e o 1º Tenor foi o hoje Pr. Samuel Couto.

A 1ª Banda foi organizada pelo Pr. Custódio Rangel.   A irmã Odete, durante um bom período, trabalhou como Dirigente do Círculo de Oração, e ela contava que antes de ter sido adquirido o terreno onde está o templo antigo, ela teve um sonho com o Pastor Mario Coutinho, que congregava conosco (faleceu em fevereiro de 2012, como Presidente da Assembleia de Deus em Barracão). No sonho ele empurrava uma “Igreja sobre rodas” naquele terreno, sito a Rua Manoel João Gonçalves, 778.

Este terreno foi adquirido depois e construído seu primeiro templo, inaugurado em 1957, com a fiel ajuda do Pastor Custódio Rangel doando todo o material e obra, era na época filial a Assembleia de Deus em Niterói, e seria, 13 anos depois, em 1970, emancipada, tornando-se assim a Assembleia de Deus em Alcântara, chegando a possuir 34 congregações no ano de 1999.

O Pr. Lédio conta que o seu casamento com a irmã Ruth de Mendonça foi o 1º a ser realizado no Templo recém inaugurado, em 20/12/1957.

    Foram Dirigentes da Congregação da Assembleia de Deus Niterói em Alcântara:

    Período: de 1943 até 1970

Miguel Português, com o apoio de Justiniano, Antonio Borges e Joaquim Sodré;

Pb. Álvaro Martins Ferreira (Tio do Pr. Samuel Couto);

Pastor Antonio Vieira;

Pastor Paulo Soares (irmão do Pr. Moises Soares da Fonseca);

Pastor Joel Ferreira (Pai do Pr. Moises Mello – AD em Jurujuba);

e o Pastor Armando Marins de Carvalho – Último dirigente da congregação que assumiu a direção em 1964 – ano da revolução – e o primeiro bebe apresentado por ele, foi o Pb. Mauricio Scotelaro de Jardim Alcântara.

Foram Presidentes da AD em Alcântara emancipada 

    1º – 1970 a 1984 – Pastor Armando Marins de Carvalho – “in memoriam”. Quando era o Dirigente da congregação, esta foi emancipada pela AD em Niterói no ano de 1970, e este elaborou seu 1º Estatuto registrado no ano de 1972, e a Presidiu por 14 anos, renunciando o cargo no ano de 1984, quando a igreja possuía 17 congregações. Na sua gestão foi implantada e construídos os templos (cerca de 70% das atuais congregações) e o prédio anexo à Sede, onde funcionou por um período o Colégio Leopoldo Coelho.

Fundou o Trabalho em Lavras Minas Gerais cujo primeiro Dirigente foi o seu irmão Pr. Genésio Moura. Nos anos 80, recebeu diversas congregações de Rio Bonito.

    2º – 02/09/1984 a 02/04/2013 – Pastor Silvério Henrique Teixeira –  “in memoriam”. Assumiu a igreja no dia 02/09/1984, após duas eleições, das quais recebeu o maior número de votos.

O Pastor Silvério se membrou a esta igreja em 09/1956, onde congregou por cerca de 57 anos. Foi consagrado a Diácono em 02/1963. Consagrado a Presbítero em 11/08/1965. Consagrado a Evangelista em 21/04/1981.

Em 02/09/1984, foi eleito para a Presidência da Assembleia de Deus em Alcântara quando recebeu a credencial de Pastor. Assumiu a Igreja com 17 congregações e em 1999, após 15 anos já contava com 34 congregações.

Emancipou o trabalho que havia em Lavras – MG e com o dinheiro da congregação de lá, construiu o novo templo de Jardim Alcântara.

No ano de 1999, foi emancipada a Congregação de Praça Cruzeiro – Rio Bonito, com mais 8 congregações ao Pastor Felipe Nunes.

Em 2003 emancipou a congregação de Porto das Caixas em Itaboraí, ao Pastor Faustino Porto Pinheiro.

Por cerca de 19 anos de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, das 5 às 6 da manhã, o pastor Silvério junto a sua esposa irmã DULCE estiveram no templo Sede, em 1(uma) hora de oração com Deus.

Presidiu a igreja por 28 anos e seis meses, tendo falecido neste ano no dia 02/04, quando contava 75 anos.

    Presidente Interino – 02/04/2013 a 30/06/2013 – Pastor Helismar da Silva Porto –  após, o falecimento do Pr. Silvério Henrique Teixeira – como era o Vice-Presidente, o Pr. Helismar presidiu a igreja interinamente, por cerca de 3 meses, convocando a Assembléia Geral Extraordinária, ocorrida no dia 30/06/2013, quando foi eleito o novo Presidente deste Ministério.

    3º – 2013 e atual Pastor Presidente – Pr. Daniel Gomes do Santos – Eleito no dia 30/06/2013, em razão da vacância havida.

Tornou-se membro da igreja em 23/09/1979, através de Batismo, ou seja, é membro desta acerca de 34 anos.

Assumiu as funções de Coordenador da UMADA em Junho de 1987 até julho de 1991.

Foi consagrado a Presbítero em 16/02/1988.

Assumiu as funções de Superintendente da EBD em Janeiro de 1991 até 1993. Transferido da Sede para a Congregação do Largo do Coelho em 07/12/1997, assumindo a função de dirigente da Congregação do Largo do Coelho até o ano de 2000. Assumiu as funções de dirigente da Congregação da Rua Xingú em 28/05/2000 até junho de 2013.

Foi consagrado a Evangelista em 26/09/2009 pelo Pr. Silvério Henrique Teixeira.

Foi eleito por maioria de 2/3 dos votos em AGE realizada no dia 30/06/2013, para a função de Pastor Presidente.

Há 15 anos, ou seja, em setembro de 1998 foi inaugurado um outro Templo, grande e confortável ao lado do antigo prédio da Igreja Sede.

   Neste ano o MGIEADA estará apresentando o projeto para construção de um NOVO TEMPLO com capacidade para 1.200 pessoas.

Congregações Emancipadas:

Em 1999 – Rio Bonito  Praça Cruzeiro (Praça Cruzeiro, Sambê, Serra do Sambé, Rio Vermelho, Parque Andreia, Lavras e Mata; e  em 2003 – Porto das Caixas.

Setor 1 – Sede – Jardim Alcântara – Trindade e TV. Ramos;

Setor 2 – Coelho – Largo do Coelho – Jóquei Club – Vila Esperança e Arsenal;

Setor 3 – (Jd. Catarina) – Rua Xingu – Rua Águas marinhas – Rua 07 – Rua 18 – Rua 30 – Rua 39 – Rua 47;

Setor 4 – (Itaboraí) – Aldeia da Prata – Apolo III – Manilha – Marambaia – Vale do Luar e a Sub-Congregação Nova Canaã; e Setor 5 – Miriambi – Vila III – Rio Verde (era Lagoa Seca) – B. V. Laranjal .

A Assembleia de Deus em Alcântara  é um celeiro de grandes pastores  no Estado e até no Brasil, que passaram por aqui, e/ou tiveram origem em igrejas fundadas por pessoas que saíram daqui, e hoje ou são Presidentes ou Pastores auxiliares de diversas igrejas e denominações.

Pastores que passaram por aqui:

Pr. Antonio Vieira – (in memoriam);

Pr. Joel Ferreira – (in memoriam);

Pr. Mario Coutinho – (In memoriam) presidiu a AD em Barracão;

Pr. Custodio Rangel Pires (in memoriam) – Fundador do Centro Evangelístico Internacional e da ADHONEP no Brasil;

Pr. Hermenegildo Marinho – (in memoriam);

Pr. João Soares – (in memoriam);

Pr. Rozindo – (in memoriam);

Pr. Jose Alves – (in memoriam);

Pr. Jacir Pereira – (in memoriam);

Pr. Genesio Moura – (in memoriam);

e Pr. Zenóbio – (in memoriam).

Pr. Samuel Couto – atualmente preside a AD em Vista Alegre;

Pr. Ledio Mendonça – atualmente preside a AD em Porto da Pedra;

Pr. Felipe Nunes – atualmente preside a AD em Praça Cruzeiro – R. Bonito;

Pr. Faustino Porto Pinheiro – atualmente preside a AD em Tanguá;

Pr. Alcedinei Teixeira – atualmente preside a AD em Rua 26 – Fé e Esperança;

Pr. Jaci Mendes – Atualmente preside e AD Central em Mutondo;

Pr. Zilar – atualmente congrega na AD em Nova Cidade;

e Pr. Raimundo – atualmente congrega na AD no Rocha.